A AHP- Aldeias Históricas de Portugal / PATRIMÓNIO E MEMÓRIA perdeu um amigo e sócio fundador.
Como sócio fundador e na qualidade de Vice – Reitor da Universidade Lusófona, deve a ele o estabelecimento da relação institucional entre esta universidade e a AHP.
Apoiou e acompanhou os grupos de trabalho na organização do I Congresso Nacional das ONG do Património, realizado em Óbidos, da Cimeira do Património, que teve lugar nas instalações da Universidade Lusófona, bem como o encontro das Universidades associadas da AHP, com a Faculdade de Badajoz da Universidade da Extremadura, também na Universidade Lusófona.
Destacou-se também por ser um visionário, por vezes mal compreendido, com projectos à frente do seu tempo e para além da compreensão da mediania dos seus pares.
A AHP endereça à Família as mais sentidas condolências.
O corpo está em câmara-ardente na Igreja do Santo Condestável onde se realiza a missa no dia 11 de Abril, pelas 16h. Depois, seguirá para o Cemitério dos Olivais, para a cerimónia de cremação.
CURRICULUM VITAE
Augusto Artur da Silva Pereira Brandão nasceu a 13 de março de 1930. Formou-se em arquitectura, em 1957, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, com média final de 20 valores.
O Professor Doutor Augusto Pereira Brandão, foi professor catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e da antiga Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Vice-reitor da Universidade Lusófona, Presidente do Instituo José de Figueiredo.
Até à sua aposentação, desenvolveu um longo percurso académico ligado ao ensino da Arquitectura em Portugal. Augusto Pereira Brandão desenvolveu, paralelamente, intensa actividade profissional em estudos e projectos de arquitectura, bem como de planeamento territorial. A sua actividade enquanto arquitecto destacou-se na área das construções escolares e de projectos inovadores na área do ensino.