A AHP – Aldeias Históricas de Portugal/PATRIMÓNIO E MEMÓRIA, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, realizou no dia 27 de Setembro, com o apoio do historiador e também Presidente da Junta de Freguesia, José Gonçalo Duarte, uma visita guiada ao centro da vila de Monchique, subordinada ao tema “Memórias Recuperadas e Tradições Vivas“.
As Jornadas terminaram com um debate e um lanche na Quinta da Fóia, cujas origens remontam aos finais do Século XVII. A quinta serviu de pretexto para se falar das técnicas ancestrais que permitem, às construções antigas, manterem a sua memória e magia.
Tal como em outros locais, por esse Portugal fora, esse conhecimento está em vias de desaparecer, pelo que a formação teria um papel importante, não só para manter a autenticidade dos edifícios antigos, como para criar emprego contribuindo , assim, para o desenvolvimento da região.
Falou-se também na importância de um projecto cultural ligando roteiros a um centro interpretativo, com recurso às novas tecnologias aplicadas à musealização.
Foi respeitado o número máximo de participantes recomendado pela DGS.
Agradece-se, também, a José Gonçalo Duarte o registo fotográfico.